Rua Amância Cesarino n°235 - Pq. Industrial - Campinas

DCOR #1 – Deixe o Nordeste te inspirar

Boas vindas à primeira edição da DCOR, a newsletter da FIAMA que vai transformar a sua casa.
Toda quinzena, vamos te deixar por dentro das tendências da decoração e composição do ambiente doméstico, com contexto, conceito e exemplos que você pode seguir.
Fica com a gente e anota as dicas para tornar o seu lar inconfundível!

Cordel: entre a literatura local e o espírito brasileiro

Você conhece o Cordel? Hoje vamos apresentar para você essa tradição brasileira e como sua história e estética podem inspirar você.

A literatura de cordel foi popularizada no Brasil por volta do século 18. Teve origem, na verdade, lá em Portugal, onde poetas medievais cantavam histórias rimadas para a população, em grande parte analfabeta, nos séculos 12 e 13. Aqui em nosso país, o paraibano Leandro Gomes de Barros é tido como o primeiro autor de cordel da nossa História.

Com a invenção da imprensa, os poemas que antes eram cantados e declamados foram colocados em papéis e distribuídos amplamente. Impressos, ficavam pendurados em cordas – ou cordéis, como são chamadas pelos portugueses. Esses poemas impressos sempre acompanhavam ilustrações, como você pode ver mais abaixo.
 
Quando essas pequenas impressões se espalharam pelo Nordeste brasileiro, tornaram-se altamente populares, dando origem à literatura de cordel como a conhecemos atualmente. Se antes era uma forma de expressão tipicamente do povo, hoje o cordel é reconhecido como um patrimônio cultural imaterial, tendo até mesmo uma Academia Brasileira de Literatura de Cordel.
31

O cordel é um dos melhores exemplares da identidade nordestina. A figura do repentista tornou-se parte do folclore da região, e as xilogravuras que ilustram suas páginas são de uma estética inconfundível. Influente, foi esta estética a inspiração da Coleção Cordel da Fiama, associada à biodiversidade do Norte e Nordeste brasileiros e ao caldo cultural riquíssimo dessas regiões do nosso país.


Em sua homenagem, trouxemos abaixo algumas dicas e cases de decoração que refletem esse mesmo espírito. Confira!

Deixe um comentário